Como ter a Isenção da Taxa do ENEM

0
136
ANÚNCIOS


O ENEM é a sigla que significa Exame Nacional do Ensino Médio, ou seja, é uma prova muito conhecida no Brasil todo em que os estudantes se preparam muito para participar pois é através dessa prova que eles conseguem descontos na mensalidade das faculdades. Para quem pretende entrar em uma faculdade o ENEM é importante e pode até ganhar 100% de desconto, estudando de graça.

Por isso muitos fazem até cursinhos para conseguir melhores notas na prova e na redação. Essa prova tem muita importância também para as pessoas que não tem condições de pagar uma faculdade por não ter como suprir os custos e mensalidades e com a nota do ENEM pode ser possível estudar com valor mais baixo.

Ter uma formação hoje sendo uma faculdade ou curso é muito importante para o currículo e conseguir uma vaga de emprego melhor e cursos te dão mais chances de ter um emprego melhor e receber bem.

Isenção no ENEM com o NIS

As notas do Enem podem ser usadas para entrar em uma faculdade, ensino superior, podendo estudar em pública através do SiSU – Sistema de Seleção Unificada; podendo ter bolsa parcial ou integral em faculdade particular com o ProUni ou também tem a opção para pessoas que mesmo assim não consegue pagar a mensalidade com desconto pode financiar através do FIES – Fundo de Financiamento Estudantil.

Para fazer a prova do ENEM é cobrado uma taxa de inscrição e tem casos de que as pessoas não tem como pagar por ela. Pensando nisso o MEC criou uma forma de ter uma isenção dessa taxa e assim ninguém ficando de fora dessa prova.

Para solicitar a isenção da taxa é necessário fazer um cadastro no Cadastro Único que é um cadastro de todas as pessoas que tem algum benefício social do governo para acompanhar as informações e também para comprovar baixa renda pois essa isenção é somente para esse perfil. Caso não tenha, entre no MeuCadÚnico e faça seu cadastro para depois solicitar sua isenção da taxa da prova do ENEM.

Para solicitar a isenção da taxa tem um período certo que geralmente é em abril, sendo antes da inscrição do ENEM. Primeiro solicite a isenção e depois faça a sua inscrição para a prova do ENEM.

Quem pode Solicitar

As pessoas que podem solicitar são somente estudantes que estudou em escolas públicas ou bolsa integral na escola particular. Também podem solicitar os alunos que a famíla tem uma renda mensal de até R$ 1.497.

No momento que preencher a fixa de isenção deverá escolher a modalidade de ensino que vai informar o tipo de escola que acabou o ensino médio, são elas:

Rede pública – São os alunos que concluíram o ensino médio de forma padrão, de faixa etária normal.
Educação Especial – São os alunos que apresentam deficiências ou que teve dificuldades para aprender.
Educação de Jovens Adultos – São os alunos que não entrou na escola na faixa etária normal.

Como Solicitar a Isenção

Para fazer sua solicitação é muito simples e prático. No momento de pedir o estudante deve informar o seu número do NIS assim será analisado o histórico do estudante para ver se encaixa no perfil pedido de situação socioeconômica para conseguir a isenção.

Passo a passo:

  • Acesse o site – https://enem.inep.gov.br
  • Clique em “Acesse o Sistema de Isenção e Isenção Enem”;
  • Digite os dados pedidos: CPF e data de nascimento, faça o teste e clique em “Enviar”;
  • Na página que abrir leia as orientações e clique em “Li e concordo” e clique em continuar;
  • Depois preencha todos os dados pedidos e clique em “Continuar”;
  • Novamente preencha os dados sobre o Ensino Médio e clique em “Continuar”;
  • Nessa fase informe o número do seu NIS, se caso não tiver clique em “Não tenho NIS”;
  • Confirme suas informações e clique em “Continuar”;
  • Aparecerá várias perguntas socioeconômicas, responda e preencha seu contato;
  • Crie sua senha e clique em “Enviar solicitação”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.