Importância dos Alimentos ricos em Ferro

0
54
ANÚNCIOS


É importante o consumo de alimentos ricos em ferro em todas as idades, em especial os bebês, idosos e gestantes que tem necessidade maior do ferro na alimentação. Como por exemplo as carnes vermelhas tem absorção de ferro de 20 a 30% do mineral que comer, já os alimentos de origem vegetal temos uma absorção de 5%. A ausência de ferro pode causa anemia,  uma anemia chamada de anemia ferropriva, e é comum em crianças em fase de crescimento e pessoas que não tem alimentação equilibrada e também em mulheres que estão grávidas.

Alimentos que são ricos em ferro de origem animal, como ovos, peixes e carnes vermelhas são absorvidos facilmente pelo organismo. Alimentos que são ricos em ferro de origem vegetal como por exemplo feijão, espinafre, lentilha, devem ser consumido com vitamina C que melhora absorção do ferro, como por exemplo a laranja ou morango. Por isso comemos laranja depois de comer feijão preto.

Os sintomas da falta de ferro são a queda do sistema imune, ter unhas quebradiças, feridas no canto da boca e atinge a função da tireóide, tendo fadiga, palpitações, piora da performance física, e em gestante pode ter partos prematuros e até risco de mortalidade.

Benefícios

  • Essencial para o transporte de oxigênio
  • Evita anemia
  • Ajuda a desenvolver o sistema nervoso central, e no crescimento e multiplicação das células
  • Produz energia e síntese de DNA

Alimentos que inibem a absorção do ferro

Alimentos ricos em cálcio – são o leite, iogurtes, queijo e outros derivados;
Alimentos integrais nas principais refeições – cereais e fibras diminui a eficiência da absorção de ferro;
Doces e vinho tinto contém substâncias que inibe a absorção de ferro.

Dicas para aumentar a absorção de ferro

  • Se cozinhar os alimentos em uma panela de ferro a quantidade de ferro no alimento aumenta, isso é bom para alimentos que tem uma porcentagem pobre em ferro.
  • Faça sucos misturando as frutas com legumes para enriquecer a sua dieta tomando sempre, diariamente. Um exemplo de suco é o suco de abacaxi.
  • Se estiver grávida é necessário aumentar a quantidade de ferro na alimentação então é importante se atentar a tudo que possa fazer para aumentar essa absorção pois o ferro é necessário e importante para o desenvolvimento do bebê e da placenta.

Abaixo tem os alimentos que são ricos em ferro e a quantidade em g em cada alimento:

Imagem relacionada

 

SAIBA MAIS SOBRE ➥ COMO PERDER PESO COM CHÁ MATE COM LIMÃO 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.